A verdade não pode ficar escondida
Ellen Moura
Uma história baseada em fatos reais de uma cidade do México Juarez onde se concentra inúmeras fábricas. A maioria dos empregados eram mulheres pelo fato de ser a mão- de- obra mais barata e sem segurança ao sair do trabalho muitas delas eram atacadas, que acabou aterrorizando a cidade de Juarez.
A ambição da jornalista Lauren para a sua carreira profissional acaba sendo confundida com a vida pessoal diante dessa história pelo fato de ter se identificado com a fonte dando bastante importância para os detalhes. A identificação com a fonte acaba levando a história para um lado de honra, a confiança que a fonte tem com a jornalista como podemos perceber nesse trecho “Você vai lutar por mim”. Nessa forma o envolvimento da jornalista que chegou até a imagina que a história tivesse acontecendo com ela mesma conseguiu mostrar e ganhar a confiança da fonte “Eu vou ajudar, confie em mim”.
A jornalista Lauren fica mais ousada sendo até confundida como uma policial em certas horas. A vitima mostra confiança na imprensa, que apesar de esta sendo impedida de mostra a realidade. A jornalista Lauren tem a oportunidade de ver o fato de vários ângulos apesar de toda a dificuldade por ser uma jornalista investigativa mulher mais ela leva o perigo da profissão com um compromisso de dizer a verdade.
Às vezes para alguns jornalistas vale tudo por uma informação ou um furo de reportagem como aconteceu com Lauren que passou a ser mais ousada passando por cima de tudo e muito intima da fonte que demonstra a ter confiança “Nós vamos achar ele juntas”. A identificação com o fato faz com que a jornalista vivencie o fato fazendo uma investigação mais profunda se dedicando totalmente ao caso “Eu vou entrar naquela fábrica vestida de operária” arriscando até a sua própria vida por uma informação para publicar uma matéria, mais sempre tendo consciência de quer não é Deus e não pode fazer tudo sozinho sempre se precisa de uma ajuda.
A jornalista tenta fazer justiça mais o envolvimento da imprensa com a política faz com que certas verdades sejam impedidas de ser publicada. Tudo deve ser levado com bastante cautela respeitando a ética e não misturar com a vida real.
Sem um apoio o jornalismo alternativo acaba sendo tiro pela culatra, tem que haver um ciclo como o jornalista investiga e a justiça protege mais isso não acontece.
Em fim o filme só mostra que um jornalista também é gente possui sentimentos e pontos fracos como qualquer pessoa e que o perigo faz parte do dia-a-dia de qualquer profissional desse tipo, pois uma história humana triste faz com que qualquer individuo se comova.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário